• trish posted an update 2 years, 5 months ago

    É essencial estudar atualidades para qualquer vestibular e principalmente para quem quer fazer uma boa redação no Enem. O conteúdo é abordado em várias questões da prova, além de cair na redação dissertativa-argumentativa, onde o aluno deve estar muito bem informado para ser capaz de argumentar e elaborar uma proposta de solução para o problema proposto na redação. Demonstrar domínio no tema, conhecimento social e político, é a garantia para tirar uma boa nota na prova.
    Como não é possível determinar ao certo o que será cobrado em atualidades, é preciso que o candidato fique atento aos noticiários, jornais, revistas e rádio para identificar os assuntos mais comentados nos meios de comunicação, que certamente irão cair no vestibular. Um cuidado que se deve ter é sempre consultar mais de uma fonte de informação antes de formar uma opinião embasada naquilo que foi pesquisado.
    É importante de informar sobre assuntos específicos e gerais, se atentando também nos assuntos globais e não apenas no Brasil. Aproveite as facilidades da internet e se atualize nos principais sites de notícias, siga nas redes sociais tablóides, ou baixe aplicativos no seu celular, para o conteúdo estar sempre a sua mão. Assista vídeos de entrevistas disponibilizadas na internet para você ouvir diversos pontos de vistas e opiniões sobre um determinado assunto e organize debates entre seus amigos ou professores sobre eles.
    O tempo ideal para responder cada questão do Enem é de três minutos, por isso, administrar esse tempo é essencial para garantir sua aprovação. Vale lembrar que a prova do Enem 2016 será realizada este ano nos dia 5 e 6 de novembro, sendo que a duração do primeiro dia é de 4h30 e do segundo de 5h30, devido a prova de redação.
    Para não perder tempo, faça as questões que você tem mais facilidade, o que garante uns minutos a mais para aquelas que você possui mais dificuldade. Outra dica é ler primeiro a pergunta antes do enunciado, se você consegue resolver sem precisar ler, você também ganha mais tempo. No segundo dia, comece pela redação, que exige mais tempo e só depois de ter passado a limpo para o cartão de resposta, comece a como fazer uma redacao no enem a prova objetiva.
    Alguns professores da Universidade de São Paulo fizeram uma pesquisa que comprovam que as questões com grandes enunciados, mais atrapalham do que ajudam para se sair bem em uma prova. A pesquisa foi feita a partir da aplicação de um teste com sete questões de biologia para 433 alunos, divididos em dois grupos.
    Um dos grupos resolveu as questões com os textos de apoio mais longos e o segundo grupo de 200 alunos resolveu sem os textos de apoio. O resultado mostrou que em 4 das 7 perguntas, a quantidade de alunos que acertaram foi a mesma, já nas outras 3 perguntas, os alunos que não receberam as questões de apoio, se saíram melhor.